A Prefeitura de São Luís prorrogou, até o dia 15 de dezembro, o cadastramento para o programa Cartão Cidadão, que pode ser requerido por trabalhadores que perderam seus empregos e que, por alguma razão, não conseguiram realizar o cadastro no prazo anteriormente estimado. Além disso, a partir de agora, o cadastro ficou mais simples com a entrega dos documentos somente no ato da biometria facial. Os interessados que se enquadram nos critérios de seleção do projeto poderão fazer o cadastramento tanto presencialmente, em pontos disponibilizados no Terminal da Praia Grande e no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, das 8 às 17h, como pelo site: www.saoluis.ma.gov.br/cartaocidadao/.
A grande novidade é que, o cidadão que optar por fazer a inscrição pelo site, não vai precisar anexar a documentação, que deverá ser apresentada somente no dia da biometria facial nos dois pontos presenciais. “Iniciamos com apenas o cadastro digital e nesta semana, [no último dia 7], adotamos o cadastro físico, daí percebemos que muitos usuários precisavam de maior prazo para poderem realizar o cadastro; por isso, agora o acesso ao serviço ficou mais simples e vai facilitar para que mais pessoas possam ter acesso a esse benefício tão importante da Prefeitura para garantir o deslocamento temporário gratuito no sistema de transportes”, destacou o secretário Diego Baluz, titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), enfatizando que os dois postos estarão abertos neste sábado (11) – uma oportunidade a mais para quem não teve tempo de requerer o Cartão Cidadão nos primeiros dias de cadastramento.
O Cartão Cidadão é um programa da Prefeitura de São Luís, coordenado pela SMTT, para auxiliar os trabalhadores que residem na capital e perderam seus empregos em decorrência da pandemia da Covid-19. O benefício poderá ser solicitado por aqueles que não estejam recebendo seguro-desemprego, que não possuam nenhum outro tipo de benefício de transporte municipal e que estejam buscando novas vagas no mercado de trabalho. O benefício prevê passagens de ônibus gratuitas pelo prazo de 90 dias.
Biometria e entrega dos cartões com cadastro deferido
Quem conseguiu realizar o cadastro dentro do primeiro prazo para as inscrições pode conferir, no site do Cartão Cidadão, a relação dos deferidos, ou seja, que estão aptos para receberem o benefício. Para consultar a relação, é necessário clicar no ícone “acompanhar”, digitar o número do CPF e a data de nascimento.
Além da confirmação, o beneficiário também terá acesso às informações sobre a segunda fase do programa, que deve ser presencial, no posto indicado e no horário agendado, para a efetivação da biometria facial, disponíveis na página de acompanhamento da inscrição, no site da Prefeitura de São Luís, e fazer como Marilene Santos, de 50 anos, que foi convocada para finalizar o processo de emissão do cartão na tarde desta terça-feira (10), no Terminal da Praia Grande. ” Estou feliz com essa ajuda que a prefeitura vai nos dar. Eu sou empregada doméstica e meu marido é pedreiro, estamos desempregados e o Cartão Cidadão vai nos ajudar a encontrar serviço para nós”.
Em caso de dúvidas e informações acerca do programa, os interessados podem ligar para o telefone (98) 99237-9402 ou enviar mensagem por WhatsApp para os números (98) 99207-5352 ou (98) 99207-8474.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
– Documento oficial com foto;
– Carteira de Trabalho (física ou digital) ou Termo de Rescisão Contratual;
– Comprovante de residência em nome do beneficiário;
– Caso não possua comprovante de residência no próprio nome, deverá apresentar declaração de residência. (O modelo de declaração de residência consta no site do Cartão Cidadão).