A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera contribui para a formação de nuvens carregadas, levando a chuva forte e volumosa para a costa leste do Nordeste. De acordo com dados do CEMADEN, em apenas 24 horas (das 05h do dia 22 às 5h do dia 23), volumes de chuva entre 88 mm e 130 mm foram observados em Alagoas, Sergipe e Pernambuco. E nas últimas 96 horas, (na madrugada do dia 19 ao dia 23), Alagoas acumulou mais de 200 mm de precipitação, segundo dados do CEMADEN.
No município de Coruípe (AL), este valor atingiu os 254,20 mm, ficando 33,5% acima da média Climatológica, que é de 190,4 mm para o mês de maio. Já em Maceió/AL, a chuva alcançou os 250 mm, correspondendo a 84,8% da climatologia de 294,7 mm da capital alagoana.
Previsão para quarta-feira (24) e os próximos dias no Nordeste, levando chuva persistente no litoral da Bahia até Pernambuco. A chuva pode ser moderada a forte em vários momentos, com ocorrência de raios e rajadas de vento. Há inclusive alerta para temporais no litoral norte baiano.
Atenção: Há risco de transtornos como deslizamento, inundações e alagamentos também permanecem altos, especialmente na região de Maceió.
Pancadas de chuva frequentes e períodos com sol ocorrem no centro-norte do Maranhão. No Ceará, há previsão de chuva fraca e passageira, assim como norte do Piauí e no Rio Grande do Norte. Já no interior de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e no nordeste da Bahia, o sol aparece mas também pode chover de forma rápida e isolada no decorrer do dia.
Nas demais áreas do oeste baiano e Vale do São Francisco, o tempo firme e seco predomina, assim como no Maranhão (centro-sul), Piauí, Paraíba (sertão) e Pernambuco.
A tendência é de que as condições do tempo permaneçam semelhantes nos próximos dias, com a chuva mais forte concentrada nas áreas litorâneas do Nordeste principalmente na costa leste. Por outro lado, no interior nordestino o tempo continuará aberto e ensolarado, sem chance de chuva. Com informações da Climatempo.