
Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal
O comércio varejista da Grande São Luís — que inclui os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa — está autorizado a abrir as portas no próximo dia 12 de outubro, que este ano cai em um domingo. A data, marcada pelo feriado nacional em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e também pelo Dia das Crianças, terá funcionamento permitido graças a acordos firmados entre os sindicatos patronais e laborais da região.
Segundo as regras definidas em convenções coletivas de trabalho assinadas entre a Fecomércio-MA, o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários) e o Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, as lojas de rua, galerias e centros comerciais poderão funcionar das 8h às 14h. Já os estabelecimentos localizados em shopping centers terão expediente das 13h às 21h.
O trabalho neste dia, considerado extraordinário, garante aos funcionários o pagamento de um adicional de 100% sobre o valor da hora trabalhada, além de uma gratificação no valor de R$ 50. As empresas que decidirem abrir também devem efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 12 por trabalhador aos respectivos sindicatos.
A expectativa é de aumento no fluxo de consumidores, impulsionado pelas compras para o Dia das Crianças. De acordo com a Pesquisa de Intenção de Consumo realizada pela Fecomércio-MA para a data em 2025, cerca de 54,9% dos moradores de São Luís planejam comprar presentes. O levantamento também traça o perfil de consumo dos ludovicenses, apontando os tipos de produtos mais procurados, formas de pagamento preferidas, canais de venda utilizados e locais escolhidos para celebrar a ocasião.