Estátua de Benedito Leite no Centro de São Luís será restaurada

Estátua de Benedito Leite no Centro de São Luís será restaurada

Na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, assinou a ordem de serviço para a restauração da estátua de Benedito Leite no Centro da cidade, obra que faz parte da história da capital maranhense.

Benedito Pereira Leite, nasceu em Rosário, localizada no interior do estado, em 4 de Outubro de 1857. Foi governador do Maranhão (1906-1908) e durante o seu governo, Benedito Leite convidou o presidente Afonso Pena (1906 – 1909) para uma viagem pelo rio Itapecuru para mostrar a dificuldade de viajar até Caxias e assim conseguiu que fosse autorizada a construção da Rodovia São Luís – Teresina. Além de governador do estado, foi um grande defensor da educação durante toda a sua trajetória.

O monumento foi executado em Paris pelo escultor francês, François Emile Decarchemont, sendo inaugurada na manhã do dia 28 de Fevereiro de 1912. Benedito Leite está representando sem uma mão na estátua, pois teria dito “prefiro cortar a mão a assinar a supressão da escola Normal ou Modelo“, em um momento de crise econômica e corte de gastos. A frase foi grafada em uma placa de bronze junto a estátua, que foi roubada em 2017 por vândalos, mas foi recuperada por meio de um esforço em conjunto do Iphan, a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Atualmente, ela está guardada na sede da Superintendência do Iphan/MA, na rua do Giz, Praia Grande.

Com a assinatura do prefeito Eduardo Braide autorizando a restauração do monumento, o item voltará a compor a estátua, que faz parte da história da cidade e que atrai olhares de turistas que visitam a capital.

Com informações da Agência São Luís

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x