
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou nesta segunda-feira (22) um avião que entrou no espaço aéreo nacional sem autorização, após decolar do Peru. A operação, realizada em parceria com a Polícia Federal, ocorreu no interior do Amazonas e terminou com a prisão do piloto. As informações e detalhes da operação foram divulgadas nesta terça-feira (23).
O avião não possuía plano de voo, matrícula visível nem comunicação com o controle aéreo. Diante da suspeita, um caça A-29 Super Tucano foi acionado para aplicar os protocolos de policiamento do espaço aéreo. O piloto ignorou as tentativas de contato e manobras de advertência, levando a FAB a classificar a aeronave como hostil e executar tiros de aviso.
Após a ação, o piloto realizou pouso forçado em uma área isolada, a cerca de 30 quilômetros de Tefé (AM). Agentes da Polícia Federal chegaram ao local em um helicóptero H-60 Black Hawk e efetuaram a prisão.
Segundo a FAB, a operação faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras e da Operação Ostium, que reforçam a vigilância aérea contra o narcotráfico em rotas estratégicas de fronteira.