Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são orientados a não enviar mensagens ou e-mails por meio de redes sociais para qualquer tipo de solicitação, incluindo pedidos de atendimento. O INSS esclarece que não realiza atendimentos através desses canais.
Um dos principais riscos destacados pelo instituto, é que os segurados encaminham a documentação e suas informações pessoais por meio dessas plataformas, acreditando que o envio foi realizado pelo órgão oficialmente, o que pode facilitar a ação de golpistas.
O INSS reforça que os canais de atendimento oficiais são o aplicativo ou site Meu INSS e a central telefônica 135. Ao acessar o site gov.br/meuinss ou o aplicativo, os segurados têm acesso a diversos serviços, como atualização de dados e emissão de extratos, entre outros. Já pelo número 135, o atendimento é realizado por operadores humanos de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, permitindo que os segurados façam a inscrição na Previdência Social, recebam informações sobre pagamentos e demais serviços.