As audiências de gerações de mídias e de carga e lacre das urnas eletrônicas relativas ao segundo turno das eleições 2022 em São Luís são realizadas desde quinta-feira (20) e se encerrarão nesta terça-feira (25).
No Maranhão, as audiências de gerações de mídias e de carga e lacre das urnas eletrônicas relativas ao segundo turno das eleições ocorrem entre os dias 18 e 27 de outubro. As datas seguem um cronograma estabelecido na Resolução nº 9.760 do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TREMA).
Na Grande São Luís, as zonas 1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª e 89ª realizam a geração de mídia entre 8h e 17h, no fórum eleitoral, que está funcionando provisoriamente próximo ao elevado do bairro da Cohama, no antigo Lusitana Center. Já as cargas e lacres das zonas da capital ocorrem desde a quinta-feira (20), na Central de Urnas, localizada no bairro do São Cristóvão, obedecendo às datas a seguir: quinta-feira 1ª zona, sexta-feira (21) – 2ª zona, sábado (22) – 3ª zona, domingo (23) – 10ª zona, segunda-feira (24) – 76ª zona, e terça-feira (25) – 89ª zona.
“Este procedimento consiste na inserção na urna eletrônica das informações relativas aos cargos que disputam o segundo turno e os candidatos que estão disputando estes cargos. No caso específico do Maranhão, só haverá disputa para presidente e vice-presidente. E, após a inserção das mídias com estas informações, as urnas são lacradas e estarão prontas para a eleição do segundo turno. Enfatizo que os lacres do primeiro turno são mantidos, com exceção para o lacre de compartimento da mídia de resultados”, informou Gualter Lopes, que é secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MA, sobre a carga e lacre do segundo turno.
O lacre da carga é uma etapa depois que as mídias são geradas, quando acontece a preparação das urnas. Ou seja, é feita a carga delas, também em cerimônia pública, sendo convidadas as mesmas entidades das gerações de mídias.
OCORRE EM DUAS ETAPAS
De acordo com a Justiça Eleitoral, esta preparação acontece em duas etapas. Na primeira, as mídias de carga geradas são usadas para instalação do sistema operacional e de programas, bibliotecas e dados eleitorais nas urnas. Também são instaladas as mídias de votação e de resultado.
Na segunda etapa, são realizados testes para comprovar que a urna está funcionando corretamente. Na cerimônia de preparação, as urnas (incluindo as de reserva) também são lacradas e identificadas com a zona eleitoral, o município, o local e a seção a que se destinam.
Por último, as mídias de carga e as de votação para contingência são acondicionadas em envelopes de segurança lacrados.