A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de São Luís promoveu, na manhã desta terça-feira, 30, uma palestra com o tema “A importância da mulher na política”. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Casa Legislativa e teve como palestrante a desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Sônia Amaral.
A procuradora da mulher na Câmara, vereadora Karla Sarney (PSD), abriu o evento e destacou a importância da participação da mulher na política e em posições de liderança. “Nós podemos perceber cada vez mais o crescimento das mulheres em funções públicas e em funções importantes de empresas. A Casa do Povo está aqui para somar com todas as mulheres e incentivar cada vez mais essas participações”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB), participou do evento e parabenizou todas as mulheres e mães que estavam presentes na palestra. Ele ressaltou que a maioria dos cargos de Chefia e Direção da Casa Legislativa são ocupados por mulheres.
“Nós valorizamos as mulheres com ações e não só com palavras. Quem comanda a Câmara Municipal de São Luís são as mulheres. Eu tenho uma chefe de gabinete e todas as outras diretorias são compostas por mulheres. A mulher deve estar em lugar de destaque”, frisou o presidente Paulo Victor.
Palestra
A palestrante discorreu sobre como se deu a participação das mulheres na política e como as mulheres eram tratadas pela sociedade e pelas leis vigentes nas diferentes épocas da política em nosso país, desde o Brasil Colônia.
Sônia Amaral também destacou que a história das procuradorias das mulheres é relativamente recente, mas que já vem apresentando muitos avanços. “Se fizermos um histórico breve podemos perceber que as procuradorias das mulheres é algo recente, talvez tenham muito menos que dez anos. Essas procuradorias já têm avançado em todos os parlamentos. É mais um espaço que nós mulheres conquistamos”, frisou.
A desembargadora reforçou e incentivou a entrada das mulheres na vida política do país e em cargos de direção e liderança, seja no legislativo, executivo, judiciário ou em grandes empresas.
“Nós somos 51% da população brasileira. Nada mais justo que isso se reflita nos quadros políticos das Câmaras Municipais, das Assembleias Legislativas, da Câmara Federal e do Senado Federal, isso falando apenas da estrutura legislativa. Também é necessário pensarmos na contribuição da mulher no executivo e no próprio poder judiciário”, destacou Sônia Amaral.
A palestra marcou o encerramento das homenagens no Mês das Mães. A Câmara Municipal realizou, durante o mês de maio, diversos eventos e atividades para homenagear as mães ludovicenses e as mães que trabalham e colaboram diariamente com a Casa Legislativa.