Está chegando o Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023, realizado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Cultura. Serão quase 3 meses de festa que começa neste domingo (7) com a segunda edição do Maranhão de Reencontros, um verdadeiro sucesso de público no ano passado, e vai até o dia 30 de julho com apresentações na capital e em municípios maranhenses.
O Maranhão de Reencontros 2023 vai reunir uma programação diversificada todos os domingos, durante todo o mês de maio, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen), a partir das 18h. Passarão pelo palco da Lagoa grupos juninos com apresentações das mais variadas categorias, desfilando suas cores, brilhos e batidas sonoras, além de bandas e cantores que abrilhantarão a festa com seus shows musicais.
Na programação deste domingo (7) estarão: o Boi Meu Tamarineiro (Orquestra), o cantor Mano Borges, Cacuriá de Dona Teté, Cia Barrica e Boi de Santa Fé (Baixada) encerrando a programação.
Uma ideia que foi concretizada no ano passado, tornando os domingos do mês de maio mais divertidos, ganhou a simpatia do público que lotou o espaço durante a realização de cada etapa, em 2022, fazendo do evento um verdadeiro reencontro de pessoas, de cultura e de arte.
“O Maranhão de Reencontros já se tornou parte do calendário do governo como o mês das prévias juninas no estado. Surgiu no ano passado, quando todos nós estávamos saudosos pelo São João, pelas apresentações dos grupos, pelo clima junino, por todo o ambiente que compõe as festividades juninas, e também por nos reencontrar, dois anos após uma situação de pandemia”, relembrou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.
“Esse projeto foi uma forma de promover o reencontro das pessoas com quem faz o São João acontecer, que são os brincantes, os grupos, os artistas. E neste ano, nós teremos novamente os domingos do mês de maio para nos reencontrar e respirar muita cultura”, completou o secretário.
O Maranhão de Reencontros está programado para acontecer nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio, e além de promover a cultura e o entretenimento, vai fomentar a economia local.
Toda uma estrutura foi preparada especialmente para receber o público, contando, inclusive, com uma praça de alimentação que terá oferta de lanches variados, com barracas do Programa Mais Renda e foodtrucks.
“É um evento idealizado para toda a família, ao mesmo tempo em que contribui para a geração de emprego e renda. Assim, trabalhamos a cultura e a economia, provando o quão grande e importante é o evento São João do Maranhão, o maior do mundo”, disse Yuri Arruda.
O projeto promove a cena cultural do estado com apresentações de grupos folclóricos e aquece o público para a festa oficial do São João, que inicia dia 1º de junho e prossegue até o final de julho. O festejo promete ser ainda maior do que foi em 2022.
Programação deste domingo (7)
18h – BMB Meu Tamarineiro.
19h – Mano Borges.
20h – Cacuriá de Dona Teté.
21h – Cia Barrica.
22h – BMB de Santa Fé.