Maranhão já registrou mais de 5,7 mil focos de incêndio em 2021, aponta INPE
Dados apontam um aumento de 25% no número de registros em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o Maranhão já registrou, até o dia 19 de agosto, 5.770 focos de incêndio em todo o estado. Os dados foram captados por meio de satélites de referência.
Segundo o INPE, houve um aumento de 25% no número de focos de incêndio neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) apontam que somente 955 focos de queimadas foram registrados no Maranhão até o momento.
Apesar da diferença entre os números, o Corpo de Bombeiros do Maranhão em Imperatriz lançou uma nova operação de combate às queimadas. A ação chamada de ‘Guardiões do Bioma’, compreende o Maranhão e os outros oito estados que fazem parte da Amazônia Legal.
“Nós temos o lançamento da operação ‘Guardiões do Bioma’, que compreende nove estados da Amazônia Legal e o Maranhão está dentro deste contexto. E o intuito é só um, que é combater e prevenir as queimadas. Nós temos que manter essas queimadas em um número aceitável, haja vista que todos os anos o nosso estado tem enfrentado essa grave crise que tem causado problemas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas”, explicou Coronel Célio Roberto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.