No dia 12 de fevereiro de 2019, a professora aposentada Socorro Sales criou o projeto ‘Leve, Leia e Doe’, que entrega livros em ônibus do transporte coletivo de São Luís. A ação nasceu a partir do desejo da professora de compartilhar a leitura com o maior número de pessoas possível sem nenhum custo.
A ideia de criar o ‘Leve, Leia e Doe’ veio quando Socorro Sales sentiu a necessidade de doar os mais de 100 livros que possuía. No entanto, a professora não queria que os livros saíssem da sua estante e fossem para outro local que poucas pessoas tivessem acesso. Diante disso, ela teve a iniciativa de entregar os livros em ambientes de uso coletivo, como ônibus e praças.
“Um dia eu entrei em um ônibus e vi uma pessoa lendo. De imediato, tive a ideia de entregar os livros nos coletivos. Quando cheguei em casa, já fui colocando alguns livros na sacola e iniciei sem nenhum projeto. Aí eu vi que deu certo e continuei. Depois fui estruturar, botar no papel, organizar e fazer uma marca”, afirma Socorro em entrevista ao g1.
Projeto criado por professora aposentada doa livros em ônibus coletivos de São Luís — Foto: Divulgação/ Redes sociais
A paixão da pedagoga pela leitura já vem de muito tempo. Quando trabalhava com alfabetização e educação infantil, Socorro Sales sempre estimulava o hábito da leitura nas crianças por meio de dinâmicas.
“Tinha o cantinho de leitura, a sacola de leitura, a mala de viagem, então já vem de muito tempo. A paixão pela leitura só veio quando eu comecei a faculdade e, a partir disso, não parei mais. A média é de que, no mínimo, eu leia dois livros por mês”, ressalta a professora.
Projeto criado por professora aposentada doa livros em ônibus coletivos de São Luís — Foto: Divulgação/ Redes sociais
Todos os exemplares distribuídos pela professora são doados nos pontos de coleta do projeto, que estão localizados na livraria Leitura do Shopping da Ilha e na agência de viagens ‘Tô de Folga’, situada no bairro da Cohama. Quem quiser contribuir com a iniciativa pode depositar nesses pontos qualquer livro usado, exceto os didáticos, em bom estado de conservação.
Apesar dos obstáculos, o que motiva a professora a continuar com o projeto é a felicidade das pessoas ao receber os livros.
Projeto criado por professora aposentada doa livros em ônibus coletivos de São Luís — Foto: Divulgação/ Redes sociais
* Matéria realizada sob supervisão de Liliane Cutrim, g1 MA.