A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios, realiza assistência em saúde à população afetada pelas chuvas. Equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e da Vigilância em Saúde Ambiental estão realizando serviços de triagem e consultas médicas. Além disso, estão sendo distribuídos frascos de hipoclorito de sódio para purificação da água de consumo humano e análise da água.
“O governador Carlos Brandão está sensível a situação e determinou o reforço das medidas necessárias para garantir o cuidado integral com a saúde da população atingida pelas fortes chuvas no Maranhão. Estamos atuando com equipes da Fesma e oferecendo assistência em saúde para crianças, jovens e adultos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Entre os municípios assistidos por equipes da Fesma, estão: Itaipava do Grajaú, Esperantinópolis, Poção de Pedras, São João do Carú, Santa Luzia e Trizidela do Vale. A ação conta com o apoio das equipes de saúde dos municípios afetados. Até o momento, 242 pessoas foram beneficiadas com os serviços de saúde das equipes da Fesma nos municípios de Itaipava do Grajaú, Esperantinópolis e Poção de Pedras.
Como parte das ações, foram destinados 5.750 frascos de hipoclorito de sódio para os municípios de Viana, São Benedito do Rio Preto, Itaipava do Grajaú, Esperantinópolis e Poção de Pedras.
Profissionais da Fesma estão fazendo consultas de triagem, médicas e de enfermagem, verificação de pressão arterial, glicemia e dispensação de medicamentos da farmácia básica.
As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental realizam a coleta de água de consumo humano, análise da rede de abastecimento e abrigos temporários, e cadastramento das áreas afetadas nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Esperantinópolis e Poção de Pedras.
No Centro de Informações Estratégicas e de Vigilância em Saúde (CIEVS), os profissionais atuam no monitoramento de rumores e verificação da veracidade dos dados via Unidades Regionais de Saúde e Municípios.
A presença de profissionais da SES nos municípios atende à determinação do governador Carlos Brandão. O chefe do executivo decretou, em 17 de março, situação de emergência em 20 municípios maranhenses afetados pelas intensas chuvas. O objetivo da medida é preservar o bem-estar da população, assim como as atividades socioeconômicas nas regiões atingidas por eventos adversos.