O aparelhamento do deputado Duarte Júnior (PSB) no Procon Maranhão alcançou um novo patamar. O órgão, que é comandado pela esposa de Duarte, agora é usado para agendar vacinação de cães e gatos.
O site do instituto disponibilizou um espaço para realizar agendamento de consultas e vacinação de animais, em um completo desvio da finalidade do órgão que deveria garantir o direito dos consumidores.
Duarte deixou a diretoria do Procon, mas continua se utilizando da instituição para fins eleitoreiros. Os próprios servidores do órgão são coagidos, direta e indiretamente, a fazerem campanha política para o deputado.
Foi assim na campanha de 2018, depois nas eleições municipais do ano passado e está sendo dessa forma agora, quando Duarte tenta garantir o mandato de deputado federal no próximo ano.
Enquanto o deputado se utiliza do órgão para vacinar animais, os maranhenses, a quem de fato o Procon deveria assistir, estão sendo prejudicados.
As pessoas se sujeitando a longas esperas nas filas de agências bancárias ou sendo reféns dos preços abusivos cobrados por grandes redes de supermercados.