Nos últimos três anos, mesmo em um contexto de pandemia de Covid-19, 55% das brasileiras abriram um negócio, segundo o Instituto Rede Mulher Empreendedora. A participação feminina na criação de micro e pequenos negócios tem sido um dos motores de crescimento do país.
Uma dessas empreendedoras é Rejane Soares, que tem uma empresa de confecções em Independência, no Ceará. Ela conta que sempre sonhou em ter o próprio negócio e realizou o objetivo em 2006, quando abriu a primeira loja. Atualmente, além da empresa de confecções, Rejane também empreende no setor de eletrônicos.
“Foi um início bem difícil. Até porque para quem está começando no mercado, seja ele qual for, todo início é bem complicado. É bem complexo você ganhar credibilidade, ganhar alguma estabilidade, visibilidade no comércio de qualquer cidade. Então o início é sempre bem complicado. Mas, posteriormente, a gente foi ganhando uma boa clientela”, afirma Rejane Soares.
Pensando nesse cenário e com o objetivo de capacitar mulheres empreendedoras e impulsionar as micro e pequenas empresas das brasileiras, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece o programa Sebrae Delas. Segundo a coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros, o programa conta com cursos, palestras, mentorias, além de uma rede de mulheres empreendedoras que podem trocar experiências e fechar negócios entre si.
“A gente trabalha tanto as competências técnicas, ou seja, finanças, planejamento e marketing, como as competências socioemocionais, liderança, autoconfiança, falar em público sem ficar com vergonha, rede de relacionamento. Enfim, um conjunto completo para que as mulheres decolem com suas empresas”, explica a coordenadora nacional do Sebrae Delas.
Leia Também: Um homem foi esfaqueado durante uma discussão causada por um acidente de trânsito, na noite de sábado (17), no bairro Cidade Operária, em São Luís. De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), a vítima identificada como Thiago Belém Silva Moura, de 24 anos, não tinha envolvimento com o acidente. O caso aconteceu durante a colisão entre um ônibus e um veículo. Segundo informações, houve um desentendimento entre os dois motoristas e o condutor do ônibus teria tentado fugir do local sem prestar assistência ao motorista do carro atingido. Houve uma discussão entre os dois motoristas e algumas pessoas que estavam presentes tentaram interver na briga, uma delas, era Thiago Belém Silva Moura. Durante a confusão, o motorista do carro atingiu Thiago com uma facada. Após atingir a vítima, o motorista do carro fugiu do local sem prestar socorro. A PM informou que Thiago Belém foi levado por populares em estado grave para o Hospital de Urgência e Emergência Clementino Moura (Socorrão II). A vítima foi atingida na altura da virilha e na região do rim direito, passou por cirurgia e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Não há, até o momento, informações sobre o estado de saúde dele. O motorista do carro está foragido. A Polícia Militar realiza diligências para tentar localizar o suspeito.