A abertura oficial do São João 2022 está a poucos dias de acontecer no Maranhão. Após o lançamento das prévias juninas, com o Maranhão de Reencontros, no último dia 1º e 8 deste mês, os detalhes sobre o principal evento artístico e cultural do estado serão informados, nesta segunda-feira (9).

O evento acontecerá às 9h30, no auditório do Palácio dos Leões, durante uma coletiva de imprensa convocada pelo governador Carlos Brandão e pelos secretários de Estado da Cultura, Paulo Victor; e do Turismo, Paulo Matos.

O slogan deixa claro o que se pretende ser: “O Maior São João do Brasil”. Isso devido aos anos de reclusão social que privaram a festividade de ocorrer como tradicionalmente faz anualmente no período junino.

Além do investimento, que visa obter um retorno aproximado de 4 vezes mais, uma das ações é descentralizar os arraiais, colocando pontos em vários bairros da Grande Ilha, e realização de atrações nos municípios do estado.

No próximo dia 27 (última sexta-feira de maio), o início será marcado com um cortejo. E a programação oficial será de 2 de junho a 31 de julho, de quinta a domingo para a maioria dos arraiais. O público evangélico também será contemplado, com o Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, dias 1° e 2 de julho.

Mais de 500 atrações podem ser encontradas, ao longo de dois meses, nos arraiais da praça Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Cohama, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen e Convento das Mercês.

Os destaques ficam por conta da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho.