O Cartório da 3ª Zona de Registro Civil de Pessoas Naturais de São Luís, localizado no bairro João Paulo, passou a disponibilizar uma ferramenta on-line que permite aos cidadãos acompanhar o andamento da solicitação de certidões de nascimento, casamento e óbito. A plataforma, integrada ao sistema administrativo do cartório, tem como objetivo informar sobre a conclusão dos pedidos, evitando que a ida à unidade seja necessária antes da emissão dos documentos.
O sistema de rastreio é uma das inovações adotadas para agilizar os serviços e oferecer mais conforto aos usuários. Mesmo com a emissão, é preciso aguardar dois dias para a retirada das certidões, prazo necessário para que os documentos sejam enviados à sede da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX), onde estão sendo temporariamente entregues. O sistema economiza tempo dos escreventes, que não precisam responder individualmente a cada solicitação, e proporciona praticidade ao cidadão.
O acompanhamento dos pedidos pode ser feito pelo número do protocolo ou por meio de QR code, presente no recibo entregue no momento da solicitação e pagamento do serviço. Quando o status do pedido indica “emitida”, o documento estará pronto para retirada, respeitando o prazo de dois dias para transferência à COGEX, localizada na Rua Cumã, nº 300, 1º andar, edifício Manhattan Center III, bairro Renascença II.
Desde a nova interinidade assumida em setembro, o cartório passou por reestruturação sob supervisão da COGEX. Até o momento, a unidade registrou 9.431 atos de registro civil, sendo 7.968 certidões de nascimento, casamento e óbito. Mais de 2,3 mil documentos já foram entregues, enquanto cerca de 2 mil permanecem disponíveis para retirada.
Com a implementação de novas rotinas e racionalização dos fluxos de trabalho, o cartório já registrou um aumento de 40% nas entregas e reduziu a média de retrabalho para 4,1%, percentual inferior à média das unidades da mesma especialidade.
Além disso, desde 3 de outubro, a COGEX, em parceria com o cartório e com apoio logístico do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realiza um mutirão para entrega de segundas vias de certidões. A iniciativa visa reduzir o acúmulo de documentos pendentes, consequência do aumento da demanda, principalmente por segundas vias.
O trabalho de entrega é realizado em rodízio pelas equipes do Núcleo de Registro Civil e Acesso à Documentação Básica (NRC) e de outras unidades da COGEX, reforçando a atenção do órgão para aprimorar o atendimento nos cartórios de registro civil da capital. As certidões são essenciais para matrícula escolar, acesso a programas sociais, benefícios previdenciários e emissão de outros documentos civis.