1º DE JULHO DIA INTERNACIONAL DO REGGAE

1º DE JULHO DIA INTERNACIONAL DO REGGAE

Você sabia que além do recém decretado, Dia Nacional do Reggae, existe o dia Internacional do Reggae?!

O Dia Internacional Reggae, (IRD – International Reggae Day) foi inspirado por Winnie Mandela durante sua visita oficial à Jamaica em julho de 1991, com o marido Nelson Mandela logo após a sua libertação da prisão.

Sra. Mandela falou do poder do Reggae através das obras de Marley, Tosh, Cliff e outros, para inspirar as pessoas da África do Sul em face do regime de Apartheid opressivo. Um dia para reconhecer o poder desta forma de arte, pareceu apropriado para Andrea Davis (organizadora do IRD), a criação de um festival para celebrar o dia internacional do reggae que foi lançado em 1 º de julho de 1994.

Dia Internacional do Reggae

1º DE JULHO DIA INTERNACIONAL DO REGGAE.                                                            A celebração do IRD tem sido promovido como um evento anual, desde a sua proclamação pelo Governador Geral da Jamaica em 2000. Um festival de 24 horas celebrando o melhor da criatividade Jamaicana e seu impacto na Cultura Mundial. A variedade de atividades no evento, são produzidas ao longo do ano, que conta desde festivais de música, exposição de artesanato, Festival de filmes relacionados ao Reggae e sua cultura, workshop e conferências de direitos autorais, busca de talentos, além de diversas exposições e premiações. IRD tem sido usado como uma plataforma de lançamento para vários produtos, músicos, bandas e até culinária com aromas jamaicanos.

O evento deste ano, que começou ao meio dia de ontem celebra o ícone Peter Tosh e homenageia Sly e Robbie como Lendas Vivas. Hoje todos são convidados a celebrar, seja vestindo as cores do reggae, plantando uma árvore ou apreciando aquele som, em reconhecimento ao Dia Internacional do Reggae.

Dia Nacional do Reggae

Dia Nacional do Reggae 11 de maio foi instituído como Dia Nacional do Reggae através da Lei n° 12.630/2012, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a lei, nesta data se homenageia “o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley”, por corresponder ao dia da morte do cantor, mais conhecido como Bob Marley.

O projeto (3.260/2008), que originou a lei, é de autoria do então deputado federal Rodrigo Rollemberg 

Dia do Reggae

O Dia Nacional do Reggae ou Dia Internacional do Reggae sem dúvidas é uma data pouco conhecida mas com uma grande bagagem cultural inserida. O reggae está nas raízes do nosso povo que de norte a sul ama o reggae reconhece o poder das suas músicas na transformação das pessoas em seres melhores.

Deixe seu Comentário

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x