27 famílias perderam seus lares no incêndio do São Francisco
Um incêndio ocorrido na madrugada desta sexta-feira (5), em um conjunto de casebres localizado embaixo da Ponte do São Francisco, em São Luís, desabrigou 27 famílias. A informação é do defensor público Marcus Patrício Soares Monteiro, que acompanha a situação dos moradores.
De acordo com a Defensoria Pública do Estado (DPE), estas famílias estão agora em situação de rua e serão transferidas para programas de aluguel social. “As equipes do Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária e do Núcleo de Direitos Humanos da DPE/MA se deslocaram até o local para ouvir as famílias e articular a adoção de providências por parte dos órgãos competentes estaduais e municipais”, diz nota divulgada.
Por meio do Núcleo de Moradia, a DPE vem exigindo do Município uma solução definitiva para as 60 famílias que habitam o local – como o encaminhamento delas a um programa habitacional. No último dia 26, Marcus Patrício se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), que se comprometeram em revitalizar a área e buscar soluções habitacionais.
De acordo com as informações preliminares, a causa do incêndio foi curto-circuito, que se alastrou pelos casebres feitos de PVC e madeira, destruindo-os completamente. Ninguém ficou ferido.