Prefeito Eduardo Braide assina Termo de Cooperação Técnica com TJMA para acelerar processos de regularização fundiária em São Luís Por Redação Agência (SECOM)

Prefeito Eduardo Braide assina Termo de Cooperação Técnica com TJMA para acelerar processos de regularização fundiária em São Luís Por Redação Agência (SECOM)

O prefeito Eduardo Braide assinou, na manhã desta terça-feira (7), no gabinete do Palácio da Justiça Clóvis Beviláqua, dois termos de Cooperação Técnica para viabilizar a regularização fundiária em toda cidade de São Luís.

A parceria, celebrada entre o Município, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), por intermédio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJMA), do Cartório do 1º Ofício Extrajudicial da Capital e o Instituto Fucape de Tecnologias Sociais, vai beneficiar, inicialmente, mais de 35 mil imóveis e 160 mil habitantes do bairro Liberdade, maior quilombo urbano do país.

“O cuidado com a cidade se dá a partir do sentimento de pertencimento que cada morador tem e isso será feito agora, com a regulamentação fundiária da população. Hoje demos esse passo fundamental de muitos outros que faremos em outras áreas da cidade. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto, que tenho certeza, vai ser exemplo para o Brasil”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Foto: Divulgação

O segundo termo assinado institui a Câmara Técnica de Regularização Fundiária no âmbito da municipalidade, para solucionar divergências de casos controversos. Nas situações nas quais a Prefeitura esbarrar em alguma dificuldade, a Câmara Técnica entra como apoio para solucionar os processos de regularização.

Para o 1º vice-presidente do TJMA, desembargador Ricardo Tadeu Bugarin – na ocasião substituindo o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten -, este é “um momento importante, onde reunimos essas entidades que vão agilizar todo esse processo neste grande avanço para a população de São Luís”, disse.

Durante o encontro, o corregedor Froz Sobrinho ressaltou a importância do projeto que, além de promover a regularização dos imóveis com a entrega dos títulos de propriedade, busca fortalecer também outras ações de cidadania que podem ser realizadas a partir das informações coletadas nas entrevistas realizadas durante o processo de regularização das áreas.

“Existe uma realidade histórica, mas também outra fática, de muitas comunidades que necessitam do registro dos bens imóveis para garantir a segurança negociável de suas famílias. A partir desse registro e titulação vem uma nova realidade, esses dados vão demonstrar se há a necessidade de uma grande edição do projeto Casamentos Comunitários ou mesmo de um mutirão de Registro Civil nos bairros, dentre outras inúmeras possibilidades”, avaliou o desembargador Froz Sobrinho.

Foto: Divulgação

O processo de regularização, que neste momento será realizado inicialmente no bairro Liberdade, será o primeiro no Maranhão desenvolvido de maneira 100% digital aliado à inteligência artificial, e contará com a parceria da Fundação Instituto Capixaba de Ensino e Pesquisas (Fucape), que possui grande expertise na identificação e levantamento georreferenciado de áreas/imóveis, fundamental para a elaboração do memorial descritivo, determinando limites precisos baseados no Sistema Geodésico Brasileiro.

Para Marcelo Oliveira, representante do Instituto Fucape, a fundação vai atuar com tecnologia para agilizar o processo de levantamento das informações e delimitação das áreas e imóveis.

“É um processo diferente do convencional, quando se trata de regularização fundiária, uma vez que o Instituto Fucape desenvolveu uma tecnologia em que todo o processo é feito por meio de uma plataforma e um aplicativo, usando também inteligência artificial para que a duração desse serviço seja mais rápida. Geralmente trabalhamos com um prazo de 60 a 90 dias”, explicou

Também participaram da reunião de assinatura dos termos, o secretário Municipal de Urbanismo (Semurh), Bruno Costa, o oficial registrador da 1ª Zona e Registro de Imóvel da Capital, Zenildo Bodnar, e desembargadores e servidores do TJMA.

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x