Aumento da pobreza: questão preocupante

Aumento da pobreza: questão preocupante

Aumento da pobreza: questão preocupante

Artigo escrito por José Reinaldo Tavares

Não é nem preciso repetir que o quadro do aumento da pobreza, em todo o País, é muito grave. Já falei muito sobre isso aqui. E não vemos nenhuma solução anunciada pelo Governo Federal. Assim, louvo o que o Governo do Maranhão está fazendo com vários programas de transferência de renda, gás e alimentos que têm ajudado muito os mais pobres.

O vice-governador, Carlos Brandão, está pensando em programas que possam, por um lado aumentar os recursos escassos do Maranhão para encaminhar soluções mais duradouras, abrindo um grande número de oportunidades de trabalho com assistência técnica e recursos para apoiar os pequenos empreendedores, ensinando-os a dirigirem os seus negócios como bons empresários.

Esses programas vão ser feitos com novos recursos porque todos os programas de ajuda que o governador Flávio Dino faz, vão continuar. Nenhum será interrompido.

Vou falar um pouco de dois dos mais importantes. Um deles é usar projetos de energia solar e, com o lucro da venda da energia, criar um novo Fundo Financeiro, exclusivamente para ajudar os pobres. O dinheiro será usado para modernizar e apoiar a agricultura familiar, usando as práticas do agronegócio que enriquece os produtores do agro. Também será usado para financiar confecção de roupas, bijuterias, artesanato, prestadores de serviço de todos os tipos e pequenos negócios. Tudo com assistência técnica e financeira para dar certo. Outro também é urgente, mas esse vai a médio prazo acabar com a pobreza e a desigualdade. É um programa em que o governo vai ajudar as famílias bem pobres a criar os seus filhos até os seis anos de idade, quando eles irão para o ensino fundamental. As crianças serão alimentadas, medicadas, educadas, aprenderão a usar computadores e a estudar, terão cultura e esportes, tudo igual às crianças de famílias com recursos. Serão construídas creches especiais para isso.

O que acham disso? Será assim que Brandão irá trabalhar junto com as famílias para resolver o nosso maior problema. Tudo sem paralisar nada que o governador Flávio Dino está fazendo. É preciso avançar sempre mais.

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x