O governador Carlos Brandão informou na tarde dessa segunda-feira (17), por meio de suas redes sociais, que irá tratar sobre a segurança no ambiente escolar com o presidente Lula nesta terça-feira (18).
De acordo com Brandão, o objetivo da reunião é desenvolver estratégias conjuntas de promoção da paz e combate a discursos de ódio nas escolas do Maranhão e do Brasil.
O presidente Lula convocou a reunião para discutir a violência nas escolas com presidentes dos outros dois poderes, governadores, ministros, prefeitos e representantes do Ministério Público, além de parlamentares.
Essa será a primeira agenda oficial do presidente após seu retorno da viagem à China e aos Emirados Árabes.
A mobilização acontece depois de uma série de ataques em escolas brasileiras e em meio a um clima de tensão entre pais de alunos, apesar de indícios de alarmes falsos sobre novos ataques.
DEBATE NO MARANHÃO
No Maranhão, também nessa terça-feira (18), a Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão, presidida pelo deputado Ricardo Arruda (MDB), realiza uma audiência pública sobre o tema “Enfrentamento da violência nas escolas”.
O evento contará com a presença de representantes da sociedade civil, pais de estudantes e professores, Governo do Estado, Ministério Público, além de outras instituições que possam contribuir para o encaminhamento de soluções ao problema.