Confira o que abre e fecha no feriado de Proclamação da República em São Luís O funcionamento de alguns serviços podem sofrer alteração nesta segunda-feira (15).

Confira o que abre e fecha no feriado de Proclamação da República em São Luís O funcionamento de alguns serviços podem sofrer alteração nesta segunda-feira (15).

Na próxima segunda-feira, 15 de novembro, feriado do dia da Proclamação da República, deve alterar o funcionamento de alguns serviços em São Luís.

O comércio lojista terá autorização para funcionar, podendo ser facultativo. Os estabelecimentos comerciais de ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem abrir as portas das 8h às 18h.

Para isso, lojas precisam pagar adicionais para funcionários:

– As empresas que optarem pelo funcionamento deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, uma vez que o trabalho na data é considerado extraordinário, por se tratar de feriado.

– Deverá ser paga, também, uma gratificação no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) aos empregados convocados para o trabalho. As entidades sindicais lembram, ainda, que as horas trabalhadas nesse feriado não podem ser compensadas com folgas.

Bancos

Não haverá expediente bancário na segunda-feira (15), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ainda assim, áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês podem ser pagas, sem acréscimo, na terça-feira (16).

Shoppings

O expediente será normal, das 10h às 22h, no Shopping da Ilha, São Luís Shopping, Rio Anil Shopping, Pátio Norte Shopping e Tropical Shopping.

Supermercados

O Grupo Mateus informou que o horário de funcionamento em toda rede deve ser normal durante a segunda-feira (15).

Saúde

Os serviços de urgências e emergências das unidades de Pronto – Atendimento (UPA), do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e Dr. Clementino Moura (Socorrão II), unidades mistas continuam atendendo a população normalmente.

Órgãos municipais

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) manterá, no feriado, equipes da Blitz Urbana que atuarão em regime de plantão para atender ocorrências relacionadas ao comércio informal, postura e apreensão de animais. Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informa que a frota de ônibus que circulará no feriado do dia 15 de novembro será a mesma prevista para os domingos. O órgão informa que solicitações de perícia podem ser feitas por meio dos telefones 98607-9807 e 3214-1149. A ouvidoria pode ser acionada pelos números 156 ou 99161-5632.

Órgãos estaduais

A Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidore (Segep) informou que, o Decreto n 36.417, de 18 de dezembro de 2020, estabelece o calendário de feriados e de pontos facultativos a ser observado pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual no exercício de 2021. Neste sentido, durante o feriado da Proclamação da República, dia 15, serão mantidos os serviços essenciais, especialmente aqueles que, por força de normas próprias, não podem sofrer solução de continuidade.

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x