A disparada dos preços dos combustíveis no primeiro dia do ano de 2023 levou o Procon do Maranhão a autuar postos de combustíveis na Região Metropolitana de São Luís. Na capital maranhense, foi possível encontrar postos vendendo gasolina a R$ 5,99.
Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã, nesta quinta-feira (5), o presidente do Procon no Maranhão, Ricardo Cruz, comentou sobre as fiscalizações realizadas após o aumento abusivo da gasolina nos postos.
“O Procon/MA deflagrou uma operação de fiscalização desde o primeiro dia do ano e nessa operação de fiscalização nós temos duas linhas de atuação. Primeiro, é que de fato, as distribuidoras de combustíveis aplicaram o aumento no valor dos combustíveis, vendendo combustível mais caro aos postos revendedores de combustível mesmo o governo federal mantendo a desoneração dos tributos federais. Ao nosso ver, ao nosso entendimento, não há justificativa pra esse aumento que foi feito pelas distribuidoras”.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública mandou notificar postos de gasolina que aumentaram preços entre 31 de dezembro e 1º de janeiro. Ricardo Cruz informou que os dados da fiscalização serão repassados ao governo federal para ajudar nas investigações.
“Compartilhamos também esses dados com o Ministério da Justiça e com a Secretaria Nacional do Consumidor para que haja uma ação nacional no sentido de buscar a responsabilização das distribuidoras pelo aumento abusivo”.
Confira a entrevista completa no canal da Central de Notícias no Youtube: