Começa a operar a partir desta quinta-feira (25), a mais recente embarcação adquirida pelo Governo do Maranhão, denominada de São Gabriel, para inclusão no sistema de travessia entre os Terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, que liga a capital à região da baixada maranhense. A embarcação chegou à São Luís na noite da última segunda-feira (22).
A EMBARCAÇÃO
O ferry-boat São Gabriel iniciou operação em 2017 no Pará, onde fazia a travessia Belém-Marajó, sendo considerado o maior ferry da região Norte. A embarcação possui 87 metros de comprimento e 16,5 metros de largura.
A embarcação tem capacidade para transportar 1.123 passageiros, 100 carros e 72 motos. A fabricação da embarcação durou três anos e custou na época, R$ 24 milhões.
O ferry São Gabriel possui o térreo climatizado e no segundo piso, ficam a classe econômica e a lanchonete. No terceiro e último piso está a área vip, com refirgeração, poltronas reclináveis e janelas com vidros peliculados. Toda a embarcação obedece às normas de acessibilidade.
AUTORIZAÇÃO
De acordo com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), os trâmites de autorização junto à Capitania dos Portos estão sendo concluídos e que as primeiras viagens-teste serão realizadas nesta quinta.
CRONOGRAMA
O novo cronograma de viagens deve ser divulgado nos próximos dias pela MOB. A empresa proprietária da embarcação garante que, pela potência e engenharia, o São Gabriel pode realizar de três a quatro viagens diariamente.