Hoje é dia de Batizado do Boi em grupos de Bumba Meu Boi no Maranhão

Hoje é dia de Batizado do Boi em grupos de Bumba Meu Boi no Maranhão

(Foto: Bumba meu Boi/ Agência Brasil)

Principal símbolo das festas juninas no Maranhão, o Bumba Meu Boi possui cerca de 400 grupos espalhados pelo Estado. 180 deles estão na ilha de São Luís. Os dados são da Secretaria Estadual de Cultura.

Dentro dessa tradição, existem vários rituais que acontecem durante e após o período junino. Um deles é o Batizado do Boi, que envolve orações, toadas e até mesmo um padrinho convidado a cada ano.

A data do batizado varia ano após ano. Muitos grupos realizam o ritual neste 13 de junho, dia de Santo Antônio. É o caso do Boi Brilho da Ilha, com sede em São Luís, que fará o batizado logo mais, às 20h, na Praça do Viva Ipase.

O amo e presidente de honra, Cláudio Sampaio, explica que apesar de o nome da cerimônia ser “batizado”; trata-se de uma benção.

“O batizado é uma benção, que o padre dá ao boi – que não se batiza um ser inanimado, como é o boi, né? É a benção, onde a gente pede a proteção dos santos juninos, pra gente ter uma boa temporada, livrar do mal, né? Então é toda uma superstição por trás disso”.

O batizado de um boi é um dos momentos mais esperados do período junino pelo público e pelos grupos no Maranhão.

Ele geralmente é celebrado em áreas externas e pátios das Igrejas católicas, em praças ou mesmo em locais de referência para o Bumba Boi, como os barracões e as sedes dos grupos.

Centenas de brincantes e populares participam do momento de pedido de bênçãos aos santos, reforçando a simbologia que mistura religiosidade e cultura, como destaca Cláudio.

“Mas a lincagem que se tem com os santos juninos é através da religiosidade do negro do índio e do europeu. E essa fé, esse sincretismo, onde se colocou todos os créditos aos nossos santos juninos, que é São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal, em especial aqui no Maranhão, que é o santo que não é reconhecido pela igreja católica”.

Fundado em 1992, o Boi Brilho da Ilha é o mais antigo grupo de Sotaque de Orquestra em atividade em São Luís.

O Sotaque de Orquestra é um dos cinco ritmos que caracterizam os grupos que celebram o Auto do Bumba Boi no Maranhão.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x