Juscelino Filho anuncia internet para 10.417 escolas do Maranhão

Juscelino Filho anuncia internet para 10.417 escolas do Maranhão

(Foto: Pablo Le Roy/MCom)

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, abriu nesta terça-feira (11), em São Luís, a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG, na sigla em inglês) do G20. Em seu discurso, ele destacou dois projetos do governo federal que estão ampliando a conectividade no país.

“O desafio é conectar a todos, sem deixar ninguém para trás”, afirmou Juscelino, na abertura do evento. Sobre os projetos do governo, o ministro citou o programa Norte Conectado, que está levando para a região Norte tráfego de dados de alta velocidade, por meio de cabos de fibra ótica lançados pelo leito dos rios amazônicos.

“São 12 mil quilômetros de cabos subfluviais, trazendo conectividade significativa e inclusão digital a milhões de cidadãos”, disse. O projeto vai chegar a quase 60 municípios e beneficiar mais de 10 milhões de pessoas. O investimento é de R$ 1,3 bilhão.

Juscelino Filho citou ainda a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que vai levar internet de qualidade a cerca de 140 mil escolas públicas brasileiras, tanto urbanas como rurais. “Vamos criar condições para a transformação digital da educação no Brasil”, destacou o ministro.

Em relação ao G20, Juscelino afirmou que o GT em Economia Digital “tem conseguido muitos avanços na agenda de trabalho”, desde a última reunião realizada em Brasília.

“Já temos uma primeira versão dos documentos relacionados aos quatro temas prioritários, que acordamos desenvolver neste ano de 2024. Paralelamente, realizamos com grande sucesso três eventos ao longo do mês de abril: um Seminário em Inteligência Artificial, um Workshop em Conectividade Significativa, e um Seminário em Integridade da Informação”, ressaltou.

Ele disse ainda que em São Luís começará a ser discutida a minuta da Declaração Ministerial sobre economia digital, que será finalizada em Maceió (AL), em setembro.

Nas reuniões do DEWG do G20, estão sendo discutidos os seguintes temas: Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa; Governo Digital; Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital; e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável.

“Para o desenvolvimento de todos esses temas, seguimos com a valiosa colaboração das três organizações internacionais, que são nossos ‘parceiros do conhecimento’ neste ano: a UIT (União Internacional de Telecomunicações), a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)”, finalizou.

A 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital segue com programação até quinta (13) na cidade.

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x