O bumba meu boi e a festa de São João serão retratados na primeira edição da Mostra Equiô de Cinema, online, que exibe oito filmes, três curtas, quatro médias-metragens e um longa, entre os dias 24 e 30 de junho, gratuitamente na internet.
Para assistir aos filmes basta acessar o YouTube do Governo do Maranhão, que está organizando a exibição através da Secretaria de Estado da Comunicação Social, em parceria com diretores e realizadores de cinema.
Guriatã (2018), filme sobre o maior cantador de bumba meu boi do Maranhão, é um dos destaques. Dirigido por Renata Amaral, o longa conta a história do mestre Humberto de Maracanã, que por mais de 40 anos esteve à frente do Batalhão de Ouro do Bumba Boi de Maracanã, um dos principais grupos do gênero no estado.
A cidade de Matinha, na Baixada Maranhense, também tem um lugar especial na mostra. O documentário Sotaque – Encontro da Baixada (2017), dirigido por Marise Farias, retrata o Encontro de Bumba Meu Boi, de sotaque da Baixada, realizado anualmente no município desde 1977. Em uma única noite, inúmeros grupos de toda a baixada se reúnem para formar um espetáculo único de cores e som, de raiz.
Ainda sobre o interior do estado, no curta Fragmentos do Bumba Meu Boi de Buriti Bravo em 1974 (2021), o cineasta Murilo Santos conta a história das imagens que registrou na cidade há mais de 40 anos.
Outra dica é Cabocla de Pena (2019), que encanta com o bailado dos 29 Caboclos de Pena de 11 bois de matraca da Ilha de São Luís e do município de Icatu. No filme, os protagonistas destacam a liberdade de criação para seus passos, sem coreografia pré-determinada, cada um com sua ginga e estilo próprio.
A mostra foi idealizada pelo jornalista Saulo Marino em alusão ao São João e tem curadoria da pesquisadora de cinema e servidora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nádia Biondo. Os filmes estarão disponíveis apenas entre os dias 24 e 30 de junho.