A cidade de São Luís começa a operar neste mês de julho com um novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que integrará os ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense.
O sistema foi apresentado nessa segunda-feira (17), em um evento realizado no auditório do SEST SENAT, que contou com a presença de autoridades municipais e representantes de entidades ligadas ao sistema de transporte público.
Uma das principais novidades do novo sistema é a introdução, de forma gradual, de outras formas de aquisição de créditos de passagem, a exemplo do pagamento por PIX e QR Code.
Confira abaixo as seguintes mudanças anunciadas nessa segunda-feira (17):
- Colocação de validadores adicionais nas catracas dos coletivos – os antigos cartões de transporte serão substituídos por novos modelos, adaptados para diferentes públicos, como gratuidades, estudantes e vale-transporte. Os antigos cartões continuarão sendo aceitos, até que as recargas antigas acabem.
- Introdução gradual de outras formas de aquisição de créditos de passagem – haverá possibilidade de pagamento por PIX e QR Code.
- Haverá um aplicativo da própria bilhetagem com uma carteira digital, sendo possível comprar recarga, como já é feito pelo RecargaPay, usando o saldo da carteira digital para gerar um QR Code e pagar a passagem diretamente do celular no leitor instalado dentro dos ônibus, ou seja, sem intermédio de uma mídia física (cartão). A médio prazo, o sistema também vai operar com o pagamento de passagem via débito
- Possibilidade de fazer recargas dos cartões de transporte via PIX, e a validação instantânea dos créditos também por meio de PIX.
A longo prazo, os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores – a SMTT informa que, para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de 50% (estudantes) e 100% (gratuidades). Uma câmera fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.