Apartir da segunda-feira (18), todos os postos do Maranhão estarão praticando os preços reduzidos. É o que garante o presidente do Sindicato dos Combustíveis do estado, Domingos Júnior. “Desde a semana passada grande maioria dos postos já começaram a vender combustíveis com preços reduzidos”, afirmou.

A lei que reduziu a alíquota do IMCS, depois de aprovada pela Assembleia Legislativa foi sancionada pelo governador Carlos Brandão em 14 de julho, passando a vigorar a partir desta data.

Segundo o presidente do Sindicato, não há qualquer interferência na política de preços dos estabelecimentos de distribuição do produto. “O mercado é livre e cada dono de posto tem liberdade para formar o preço de acordo com seus custos operacionais”, esclarece Domingos Júnior.

A estimativa do sindicato é que os preços praticados nos postos do Maranhão a partir da sanção da lei é que fique abaixo em até R$ 0,60 do valor que estava sendo vendido antes da redução da alíquota para teto de 18%.

“Essa nova alíquota aprovada pelo Congresso Nacional limitando o ICMS nos estados em 17 ou 18% vai equiparar o preço em todo o país. Isso vai trazer uma melhor comparação dos preços daqui pra frente”, diz o sindicalista.

O Maranhão conta atualmente com uma rede em torno de 1.350 postos ativos. Para o sindicalismo isso gera uma competitividade mais dinâmica no setor.

Um dos itens que provoca alteração nos preços de bomba é o frete entre o distribuidor e o posto. “O frete é um item que pesa muito na formação dos preços. Então os postos que ficam mais distante da capital e do porto do Itaqui terão preços mais elevados.

Quem está lá em Balsas, na fronteira do estado, vai ter um custo bem elevado para transportar esse combustível da base que está em São Luís”, explica Domingos Júnior.

Sobre a escalada de preços dos combustível por conta do mercado internacional, o presidente do sindicato dos Combustíveis no estado acredita que a estabilidade está sendo mantida.

“A previsão é de que os preços se mantenham durante um bom período. Embora seja difícil fazer uma estimativa porque a questão do petróleo sofre influência de vários fatores. Os postos só podem baixar o preço final nas bombas no momento em que a distribuidora aplica o preço reduzido. São as distribuidoras que regulam o preço nos postos”, destaca.