Na manhã desta terça-feira (14), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação de cumprir cinco mandados de Prisão Preventiva, dezesseis mandados de Busca e Apreensão contra investigados ligados a organizações criminosas com atuação na Vila Magril, Vila Riod, Santa Clara e Condomínio Eco Tajaçuaba, em São Luís.
As investigações do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC), tiveram início no começo do ano de 2021, após uma sequência de crimes violentos praticados por membros de facção criminosa que integram organizações criminosas e disputam território na região.
Durante as diligências, três pessoas foram autuadas em flagrante; duas por tráfico de drogas e a terceira por posse ilegal de arma de fogo, foram apreendidos dois revólveres e uma quantidade de drogas. A ação contou com a participação de 64 policiais da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP); Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC); Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC); Superintendência de Prevenção e Combate à Corrupção (SECCOR) e Superintendência Estadual de repressão ao Narcotráfico (SENARC).
”Os principais crimes são o tráfico de drogas que eles utilizam para gerar lucro, os homicídios que eles se valem para ganhar território e os roubos que eles também utilizam para aferir lucro. É uma facção criminosa relativamente nova, que foi alvo da polícia diversas vezes e que agem com violência. Lá foram presos vários integrantes desta facção, onde foram realizadas quatro operações só nesse ano naquela região”, disse o Delegado Schiavini.
Após as formalidades legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.