Na primeira formatura dessa terça-feira (29), foram qualificados 20 novos profissionais para o mercado de trabalho, a partir da formação em Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras, com expressiva participação feminina teve a parceria da TUP Porto São Luís, Serviço Nacional da Indústria (Senai Maranhão) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON-MA).

O empreendimento visa oportunizar maior empregabilidade através de seu programa social, a partir da oferta de cursos profissionalizantes como forma de melhorar a competitividade e impulsionar a carreira dos moradores das comunidades CajueiroMãe Chica e entorno, que está com com sua segunda turma em andamento, com propósitos futuros de ampliar estas ações.

Os cursos foram ofertados gratuitamente e tiveram carga horária de 160 horas, divididos em teoria e prática, com turmas manhã e tarde na própria sede da empresa na comunidade do Cajueiro, oferecendo mais conforto e comodidade, com pré-requisito mínimo aos participantes que tenham concluído o ensino fundamental.

Os cursos foram ofertados gratuitamente e tiveram carga horária de 160 horas, divididos em teoria e prática, com turmas manhã e tarde na própria sede da empresa na comunidade do Cajueiro. (Foto: Afonso Barros/O Imparcial)

O gerente de construção do Porto São Luís, Thomaz Baker, demonstra grande satisfação em poder contribuir para a qualificação profissional dos moradores da região.

“É uma alegria para toda equipe do porto pela adesão e bom aproveitamento de todos, desde o inicio participaram ativamente das atividades e levaram a sério, isto é importante para nós e para comunidade, estamos convencidos de que é um beneficio social importante e uma nova possibilidade que a TUP Porto São Luís em priorizar estes profissionais em nossa obra de construção do porto, este é o nosso objetivo”, completa.

Marcos Sousa, coordenador de educação profissional do SENAI, relata que é o compromisso do Senai qualificar mão de obra para a indústria do maranhão e essa parceria surge através do Porto São Luís, o SINDUSCON-MA e o SENAI como executor da qualificação da mão de obra local.

“Nosso objetivo é fortalecer a mão de obra, e que possa ser absorvida pelo empreendimento, que irá gerar muitas oportunidades paras as comunidades do entorno e toda São Luís, e avaliamos positivamente a conclusão dessa primeira turma, todos responderam bem a formação e isso abre um leque de oportunidades para estes profissionais”, conclui.

Elaine Barbosa e Elisa Gomes, mãe e filha buscam juntas novas oportunidades de trabalho. (Foto: Afonso Barros / O Imparcial)

A formada, dona Elisa Gomes, demonstra muita satisfação em concluir o curso de Carpintaria, fala que procura sempre incentivar seus quatro filhos, e sua como exemplo sua própria experiência de vida, acorda todos os dias para trabalhar na feira, e agora como o conhecimento adquirido, pretende melhorar a vida de sua família.

“Me esforcei muito para concluir esta formação em Carpinteiro de Obras, agora posso conduzir uma obra em minha própria residência e oferecer meus serviços a comunidade, assim como apresentar seu currículo com a nova qualificação nas empresas da área”, destaca.

Para a jovem Elaine Barbosa de 26 anos, filha de dona Elisa, se sente preparada para atuar em qualquer obra. “Para mim o curso era só para homens, mas com incentivo de minha mãe, perdi o medo e no curso entendi o contrário, busquei me aprimorar, e um dos momentos mais difíceis foi manusear máquinas, mas com as aulas o professor e todas as orientações, consegui me superar”, revela.

Turma de Carpinteiro de Obras: qualificação pretende motivar a comunidade e movimentar a economia local. (Foto: Afonso Barros / O Imparcial)

Outra formanda do curso sempre participa de ações na comunidade, ela fez Pedreiro de Alvenaria, acredita na força da mulher e na qualificação como melhoria de oportunidade de emprego, relata que utilizará para os próprios serviços de casa.

“Sempre achei que pedreiro era fazer massa e sentar tijolos, mas é muito mais que isso, fazemos cálculos e planejamento, agora consigo dar mais valor a esta profissão, e agradeço a TUP Porto São Luís, pela oportunidade em investir na comunidade e na nossa qualificação profissional”, (Leidaiane de Araujo Silva, moradora do Cajueiro).

Turma de Pedreiro de Alvenaria: a qualificação oferecida é uma parceria da TUP Porto São Luís, Serviço Nacional da Indústria (Senai Maranhão) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SINDUSCON-MA). (Foto: Afonso Barros / O Imparcial)