Na manhã de segunda-feira (01), agricultores familiares da Cooperativa dos Trabalhadores Rurais e da Associação Força do Povo, ambas do povoado Arraial, localizada na zona rural de São Luís, realizaram a comercialização de 14 toneladas de alimentos em cestas verdes pelo Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf). Os alimentos foram comprados pelo Governo do Estado e distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade social da comunidade do Itapera.

O presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais da comunidade Arraial, Cleomar Matos, reforçou que o Procaf é um programa que incentiva o desenvolvimento da agricultura familiar.

“Esse programa do Governo do Estado é muito importante e tem feito a diferença para as 80 famílias da cooperativa. Agora a gente produz com a certeza que temos a venda garantida da nossa produção”, destacou.

O Procaf foi criado pelo Governo do Estado e é executado pelo Sistema SAF, permitindo a compra de produtos da agricultura familiar por dispensa de licitação.

secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, participou da entrega. Na zona rural de São Luís, quatro associações comercializam a produção pelo Procaf e na região metropolitana da Grande Ilha são dez associações e cooperativas beneficiadas. Ao todo, são destinados R$ 270 mil para a compra dos alimentos, impulsionando o setor na região metropolitana.