Capitais de 5 estados suspendem aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 nesta terça

São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa aplicarão somente a segunda dose do imunizante contra o coronavírus.

Cinco capitais suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina da Covid-19 nesta terça-feira (22): São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa alegaram falta de doses para continuar a vacinação por faixas etárias e, por isso, decidiram vacinar apenas pessoas em busca da segunda dose. As outras 22 capitais aplicam a vacina normalmente.

Os governos de Aracaju Florianópolis disseram não ter previsão de recebimento de estoque para aplicação de primeiras doses, e o governo paulista atribuiu a escassez ao atraso nas entregas do Ministério da Saúde. Em Campo Grande, a secretaria municipal de Saúde disse que quer completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose. Em João Pessoa, a prefeitura disse que vai focar a aplicação de segundas doses enquanto aguarda a chegada de novo lote de vacina.

Em nota, o Ministério da Saúde disse que envia as doses com base na população-alvo da campanha e que recomenda aos gestores locais que sigam à risca o plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19.

O ministério afirmou ainda que a responsabilidade pela distribuição de doses aos municípios é da gestão estadual. A suspensão pode afetar o avanço da vacinação em faixas etárias mais jovens.

Veja o cenário em cada uma das capitais:

São Paulo

 

Prefeitura de SP suspende vacinação contra Covid nesta terça (22) por falta de doses
Prefeitura de SP suspende vacinação contra Covid nesta terça (22) por falta de doses

Em São Paulo, a suspensão foi anunciada pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, na segunda-feira (21), depois de mais de 60% dos postos de vacinação da capital ficarem sem doses.

Ainda de acordo com Aparecido, a vacinação de pessoas com 48 anos na capital paulista, prevista para ter início nesta quarta-feira (23), vai ser adiada.

Em nota, a prefeitura da capital disse que espera receber, nesta terça, 188 mil doses do governo do estado para abastecer os estoques das UBSs e dar prosseguimento ao calendário.

No estado de SP inteiro, 34,68% da população receberam a primeira dose e 13,02% receberam a segunda, segundo o consórcio dos veículos de imprensa.

Aracaju

 

Aracaju suspende aplicação de primeira dose em pessoas sem comorbidades
Aracaju suspende aplicação de primeira dose em pessoas sem comorbidades

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju alegou que a suspensão ocorre porque o quantitativo de pessoas vacinadas neste fim de semana foi acima da previsão estabelecida. Até o momento, mais de 246 mil pessoas já foram vacinadas, o que representa 37% da população local. Somente no fim de semana, 20.127 pessoas foram vacinadas.

A capital começou a vacinar, nesta segunda (21), pessoas a partir dos 40 anos. Na terça, já iniciaria a da faixa etária acima dos 38 anos.

A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe afirma que não há previsão de chegada de vacinas, que as últimas destinadas à primeira dose foram distribuídas no sábado (19), e que as que chegaram no domingo serão destinadas somente à segunda dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Campo Grande

 

Na capital sul-mato-grossense, o motivo alegado para suspender a aplicação da primeira dose foi reforçar a cobertura vacinal com as duas doses.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, o reforço vacinal da AstraZeneca será antecipado de 90 para 60 dias e, haverá também a aplicação da segunda dose da Coronavac, que chegou a ficar em atraso devido a interrupção no fornecimento por parte do Ministério da Saúde.

As datas são as seguintes:

  • 2ª dose da CoronaVac – Para pessoas que tomaram a 1ª dose até 2 de junho;
  • 2ª dose da AstraZeneca – Para pessoas que receberam a 1ª dose até 22 de abril.

 

Florianópolis

 

Prefeitura de Florianópolis diz que está aguardando o recebimento de mais vacinas para retomar a aplicação em pessoas sem comorbidade por faixa etária e demais grupos.

Profissional da saúde vacina homem contra Covid-19 em Florianópolis — Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação

Profissional da saúde vacina homem contra Covid-19 em Florianópolis — Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação

Na noite de domingo (20), o Estado recebeu 309 mil doses de AstraZeneca, mas voltadas para 2ª dose, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), e “não serão distribuídas neste momento”.

Na sexta (18), Santa Catarina também recebeu doses e essas foram destinadas para aplicação de 1ª dose, conforme o Estado. As doses que a capital recebeu, usou no sábado e nesta segunda, quando foram vacinadas com primeira doses pessoas com 50 anos ou mais sem comorbidades.

Não foi informado o número de doses que há em estoque na capital catarinense.

João Pessoa

 

Vacinação contra Covid-19 em João Pessoa — Foto: PMJP/Divulgação

Vacinação contra Covid-19 em João Pessoa — Foto: PMJP/Divulgação

Enquanto aguarda a chegada do novo lote de vacinas, a campanha de imunização contra a Covid-19 da Prefeitura de João Pessoa se concentra nesta terça-feira (22) na aplicação da segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca e da CoronaVac, para quem tomou a primeira dose há pelo menos 90 dias e 28 dias, respectivamente.

Vacinação nas capitais

Rio Branco ok
Maceió ok
Manaus ok
Macapá ok
Salvador ok
Fortaleza ok
Brasília ok
Vitória ok
Goiânia ok
São Luís ok
Belo Horizonte ok
Campo Grande 1ª dose suspensa
Cuiabá ok
Belém ok
João Pessoa 1ª dose suspensa
Recife ok
Teresina ok
Curitiba ok
Rio de Janeiro ok
Natal ok
Porto Velho ok
Boa Vista ok
Porto Alegre ok
Florianópolis 1ª dose suspensa
Aracaju 1ª dose suspensa
São Paulo 1ª dose suspensa
Palmas ok

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x