Governo fortalece acesso ao conhecimento com obras em Faróis do Saber

Farol do Saber de Lago da Pedra (Foto: Divulgação).
Governo fortalece acesso ao conhecimento com obras em Faróis do Saber
“Estou muito feliz pelo Governo do Estado ter nos proporcionado um espaço confortável, para contribuir com o nosso aprendizado”, expressou a estudante do Centro de Ensino Luiz Sabry Azar, Natália Frazão, 16 anos, ao encontrar o Farol do Saber Bom Jesus das Selvas completamente reformado e que foi inaugurado em Bom Jesus das Selvas, na útlima quinta-feira (24), juntamente com mais três faróis nos municípios de Olinda Nova do Maranhão, Gonçalves Dias e Lago da Pedra. A reforma dos prédios é mais um fruto da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (Secma).O Farol do Saber Bom Jesus das Selvas não passava por reforma desde 2003. A obra de reforma do equipamento educacional recebeu investimentos da ordem de R$ 176.265,14.A estudante Eschily Costa, 17 anos, também demonstrou satisfação ao ver o Farol transformado. “É gratificante ter um espaço como este, que possibilita o acesso para a leitura, não apenas para os estudantes, mas também para os moradores da comunidade local. O espaço servirá também para a realização de trabalhos escolares. Obrigada, secretário Felipe Camarão por nos proporcionar este ambiente belíssimo”, exprimiu.

Já em Olinda Nova do Maranhão, o Farol do Saber Prefeito Raimundo Freire Cutrim foi inaugurado em 2012 e estava fechado. Após a reforma e revitalização do acervo pelo Governo do Estado, o Farol está pronto para atender a comunidade escolar de 28 escolas, sendo 26 municipais e 2 da rede estadual, no município. Os investimentos que possibilitaram a reforma do prédio foram da ordem de R$ 175.844,33. O professor Josafá Freitas expressou gratidão pela entrega do Farol completamente reformado.

“A palavra que pode traduzir bem esse momento é gratidão, gratidão pelos esforços da nossa prefeita e de todos que se envolveram, direta ou indiretamente, para termos a revitalização desse prédio, desse ambiente tão agradável para a leitura. Há um texto na Bíblia que diz que todo o nosso esforço deve ser em buscar o conhecimento. Então, aqui é um dos recursos que podem ser usados em busca do saber, do conhecimento. A nossa cidade está de parabéns!”, ressaltou.

A prefeita de Olinda Nova do Maranhão, Conceição Campos, agradeceu pela transformação do Farol, que agora oferece condições adequadas para atender aos estudantes, professores e toda a comunidade. Ela comemorou a parceria com o Governo do Maranhão.

“A nossa mensagem é de agradecimento ao Governo do Estado por estarmos aqui. É um privilégio para Olinda Nova essa reinauguração. Eu tive o privilégio também de ter inaugurado este farol em 2012, e por muitos anos ele ficou no abandono, e hoje, graças a uma solicitação nossa, junto ao governador Flávio Dino, e ao secretário de Educação, Felipe Camarão, com ajuda dos nossos deputados Gil e Glauber Cutrim, estamos aqui, dentro desta maravilha que hoje está o nosso farol, com um acervo muito bom. Isso aqui é uma fonte de saber! Agradecemos ao Governo pela parceria conosco” exprimiu a prefeita.

Faróis do Saber entregues também em Gonçalves Dias e Lago da Pedra

“Era difícil a gente passar por um local como esse e ver a quantidade de lixo e de entulho, o quanto esse espaço estava abandonado. Agora não, agora é extremamente prazeroso estar aqui em um local limpo, climatizado. Estamos ansiosos para a reabertura, seguindo claro todos os protocolos de biossegurança. Agradecemos o empenho do governo estadual e municipal em reabrir esse espaço para resgatar em nossa comunidade o gosto pela leitura”, o depoimento é da Yanamara Batista, professora e gestora do Farol do Saber Prefeito Francisco Dias.

O novo equipamento educacional foi entregue, pelo Governo do Maranhão, ao município de Gonçalves Dias, totalmente reformado. Agora, o Farol do Saber Prefeito Francisco Dias conta com climatização, novas instalações sanitárias e elétricas, além de novo acervo.

“Hoje podemos dizer que a educação gonçalvina avançou ainda mais com a entrega do novo Farol do Saber”, disse o pequeno Pedro Renato, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental.

A pequena Arielly Cristina, de 10 anos, estudante do Ensino Fundamental, agradeceu ao prefeito Toinho Patioba e ao governador Flávio Dino pela obra que vai ajudar os estudantes e a comunidade. “Obrigada por reabrir o Farol [do Saber] pois, agora temos onde fazer as nossas pesquisas. Estamos muito felizes!”, afirmou.

Fundado em meados de 2005 e sem nunca ter passado por reformas significativas, o Farol do Saber Prefeito Francisco Dias estava fechado há pelo menos 5 anos, o que fez com que a reforma e reabertura da biblioteca pública fosse ainda mais comemorada pela comunidade de Gonçalves Dias.

“É com muita satisfação que entregamos para a população de Gonçalves Dias a reforma do Farol do Saber. Agradeço imensamente ao Governo do Estado, governador Flávio Dino e secretário Felipe Camarão, em nome dos nossos alunos, professores e população gonçalvina”, expressou o prefeito de Gonçalves Dias, Toinho Patioba.

Outra comunidade que comemorou a reabertura do seu Farol do Saber foi a do município de Lago da Pedra. Por lá o Governo do Maranhão entregou, também totalmente revitalizado, o Farol do Saber Cirilo Arruda.

“Para os nossos alunos e nosso município [essa entrega] só tem a contribuir, pois aqui eles terão contato direto com os livros”, afirmou a secretária adjunta de Educação de Lago da Pedra, Raimunda Azevedo.

Nova estrutura, novo mobiliário e novo acervo com mais de 300 exemplares de obras de autores nacionais e internacionais, livros esses doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, por meio da Lei Aldir Blanc, reativaram esse espaço de lazer e cultura também anteriormente fechado há mais de cinco anos.

“O mais importante é aprender cada vez mais! E aqui poderemos ler livros e ainda ter um espaço de lazer”, disse a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Ana Jad.

Afirmativa confirmada pela avó da estudante Ellem Kesia, dona Marli Reis. “É uma oportunidade para que as crianças, os jovens e toda a comunidade de Lago da Pedra possam aprender novos caminhos”, disse a avó.

Em Lago da Pedra, a expectativa para a reabertura total, após a pandemia, do Farol do Saber Cirilo Arruda está alta, como conta a professora Antonia Vieira, a Zinha, coordenadora do projeto Cirilo Arruda.

“É uma alegria muito grande recebermos o Farol completamente reformado. Quando tudo estiver voltando ao normal, vamos desenvolver muitos projetos com a participação dos nossos estudantes. Projetos nas férias, na semana da criança, nossa expectativa está alta para isso”, concluiu a coordenadora.

Comentários

0 Comentários

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x