Governo reforça prevenção às hepatites virais com ações da campanha Julho Amarelo

Governo reforça prevenção às hepatites virais com ações da campanha Julho Amarelo

Governo reforça prevenção às hepatites virais com ações da campanha Julho Amarelo

As atividades, que integram a campanha Julho Amarelo, acontecem até sexta-feira (30).
Começa nesta segunda-feira (26), uma programação que inclui ações de prevenção, conscientização e vacinação contra as hepatites virais. As atividades, que integram a campanha Julho Amarelo, acontecem até sexta-feira (30) e serão executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais.

“É uma campanha que amplia o alcance da informação sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento contra a doença. É uma oportunidade para intensificar as ações realizadas pela secretaria ao longo de todo o ano e em todo o estado e para levar às pessoas as formas e a importância de prevenir contra as hepatites virais”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A programação nas unidades inclui rodas de conversa, distribuição de camisinhas, lubrificantes e materiais educativos, palestras, realização de testes rápidos, vacinação, blitzes educativas, atendimentos em Psicologia, dinâmicas, oficinas e capacitações.

As hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado. Na maioria das vezes, não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Somente com exames de sangue específicos é possível confirmar a doença. Quando apresentados, os sintomas são: febre, cansaço, fadiga, vômitos, pele e olhos marejados, urina escura e fezes claras.

Para combater a doença, a Secretaria de Estado da Saúde, para além da campanha Julho Amarelo, tem executado junto aos municípios ações como a descentralização e distribuição dos testes rápidos, preservativos, gel lubrificante, penicilina, além de medicamentos para infecções sexualmente transmissíveis e infecções oportunistas.

O Estado, através do Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais da SES, também tem distribuído antirretrovirais, leite para crianças exposta ao HIV e medicamentos para as Hepatites Virais e capacitado profissionais de saúde dos municípios, além de realizado ações educativas de prevenção.

Campanha

Julho foi instituído o mês de combate às hepatites virais, a fim de chamar atenção e reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle da doença, uma inflamação do fígado. O dia 28 de julho é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Programação

26/07 às 14h30 – Oficina virtual de Atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT das Hepatites Virais
26 a 30/07, das 8h às 12h e das 14h às 18h – Ações nas Policlínicas do Estado de prevenção com testagem rápida e imunização
28/07 às 14h30 – Solenidade de Inauguração da Referência Estadual das Hepatites Virais e Dia D na Policlínica Diamante com testagem rápida e imunização
28/07 às 15h – Webinário Estadual “Contexto atual das Hepatites Virais no Maranhão”
30/07 às 8h às 16h – Ação na Sede da SES e Almere com testagem rápida e imunização
30/07 às 15h – Oficina virtual sobre Fluxo da Imunoglobulina e imunização para as hepatites

Luis Augusto

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x